É possível criar interessantes e diferentes  formas de pincéis no Illustrator. Porém, eles sempre tem um aspecto chapado e sem profundidade. Neste tutorial aprenda a aplicar os estilos do Photoshop para dar brilho e profundidade sobre um pincel que reproduz elos de corrente, feitos no Illustrator.


1) No Illustrator, utilize a ferramenta retângulo arredondado para criar uma elipse. Em seguida aumente a espessura do traçado até conseguir  produzir uma forma parecida com um elo, como mostrado no exemplo.


2) Mude agora para a ferramenta segmento de linha e crie uma linha horizontal com a mesma largura e espessura  do traçado feito na elipse. No painel de opções de traçado, ative os itens de arredondamento para arrematar as finalizações do traçado em formas arredondadas.



3) Selecione a elipse e converta os traços em curvas. Para isso, ative Objeto> Caminho> Contornar Traçado. Arraste uma guia vertical para o centro da elipse. Caso a guia esteja travada, desabilite o item bloquear guias em Exibir> Guias> Bloquear Guias.


4) Ative a visualização "contornar" em visualizar para ver a a elipse como um esboço. Use a ferramenta de seleção para selecionar o traço que ficou no centro da elipse e delete.



5) Volte para a visualização normal selecione a elipse e a guia, ative o painel Pathfinder e clique sobre o item dividir. Este processo irá usar a guia para fatiar a elipse em duas partes. Desagrupe as formas e posicione as metades da elipse uma de costas para a outra, como mostrado no exemplo. Em seguida posicione a linha reta no centro das duas formas criando, assim, a sequência do elo da corrente.

6) Selecione primeiro as duas metades da elipse e, em Editar, ative copiar. 
Vá para o Photoshop, abra um novo arquivo e cole a cópia como pixels.  Repita  o processo agora com o traço horizontal para ter estes dois elementos em camadas separadas no Photoshop.


7)  Ative em Janela > Estilos. No submenu do painel, carregue a biblioteca Estilos da web.
 


8) Aplique o efeito Cromo e dasative no submenu da camada o item Sombra Projetada. Copie o efeito e aplique também na camada da linha horizontal.



9) Agora, com a tecla shift pressionada, selecione as duas camadas pressionando Command+E (Control+E) para achatar as duas Camadas.

10) Agora é preciso criar um padrão contínuo para ser utilizado como um pincel no Illustrator. Para isso, acerte as terminações do elo para que o pincel tenha um encaixe perfeito ao ser criado no Illustrator. Para que não haja emendas do efeito quando fizer o padrão dos elos, delimite a extremidade com a ferramenta Corte. E m seguida, usando a seleção retângular, selecione e arraste um pouco as extremidades de cada lado dos elos, a fim de esconder as terminações do efeito. Crie uma nova camada que fique como um fundo das outras duas e preencha com um tom de azul escuro. Salve o arquivo no formato PSD.


11) Voltando para o Illustrator, insira o arquivo salvo no Photoshop.
 

12) Clique sobre a imagem e, no menu principal do Illustrator, ative, nas opções de traçado em tempo real, a opção Baixa Fidelidade da foto.


13) Em seguida, ainda no menu principal, primeiro clique sobre Pintura em Tempo Real para vetorizar a imagem e, depois, clique em Expandir para desagrupar os objetos gerados na vetorização.



14) Agora elimine o fundo azul. Com a ferramenta de seleção, clique sobre qualquer parte do fundo azul e vá em Selecionar > Mesma > Cor de Preenchimento. Isto fará que todo o tom azul similar seja rapidamente selecionado. Feito isto, basta deletar a área azul selecionada.



15) Selecione os elos e, no submenu do painel de pincéis, ative o item Criar Novo Pincel, opção Novo Pincel Padrão. 
Nas opções de ajustes deste novo pincel que surge, clique em OK.


16) Agora é só ativar a ferramenta pincel na caixa de ferramentas, selecionar o pincel de correntes no painel de pincéis e pintar.


Categories:

0 Responses "Pincel do Illustrator com estilo criado no Photoshop"

Postar um comentário